atividades

O Escutismo… É um Movimento de Educação Não Formal. O Método Escutista, sistema de autoeducação progressiva. As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: a Promessa e a Lei do Escuteiro. Os jovens aprendem fazendo em ativa participação com os outros. Trabalham em grupos pequenos, através do Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função numa “micro-sociedade” onde todos são chamados a participar.

Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as capacidades do grupo e a responsabilidade individual. São estimulados programas de atividades progressivas baseadas nos interesses dos jovens. Atividades que envolvem o contacto com a natureza, um rico ambiente de aprendizagem onde a simplicidade, a criatividade e o descobrimento estão aliados para proporcionar aventura e desafio.

Finalidades Educativas do Escutismo:

• O Desenvolvimento do Carácter Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis; de as assumir até às últimas consequências;
  • O Desenvolvimento da Criatividade Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo;
  • O Desenvolvimento do Sentido dos Outros Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia;
  • O Desenvolvimento Físico Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia com ele;
  • O Desenvolvimento do Sentido de Deus. Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.

Para atingir estes objetivos, promovemos atividades participativas utilizando todas as oportunidades educativas proporcionadas pela participação, ação cívica, desportiva, cultural, solidária e humanitária, recreativa, etc.

Voltar à página Associações de A a Z -