ESTATUTOS

Publicação dos Estatutos - Diário da República Nº/Ano -  Por força do Decreto-lei 172-A/2014
Suplemento Nº/Série -
Data - 15/04/2015
Publicação dos Estatutos de Utilidade Pública - Diário da República Nº/Ano -
Suplemento Nº/Série -
Data -
Regíme Jurídico - IPSS

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO

Em 29/5/2009 a Assembleia do Sporting Clube da Estrada aprovou a constituição duma Comissão Promotora com a finalidade de criar uma IPSS tendo convidado a fazer parte desta comissão: 1 elemento da direcção do SCE, um da Ass. Desp. e Recr. do Casal Moinho, um da Comissão da Igreja da Estrada, um da Comissão da Igreja da Consolação, um da Comissão da Igreja do Casal Moinho, um da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, um da Câmara Municipal de Peniche.
2. Em Agosto de 2009 foi criada a figura de Sócio Fundador com o compromisso deste na oferta dum donativo mínimo de 100 €uros, a cobrar quando as despesas o justificarem.
3. Em 12 de Dezembro de 2009, em reunião de Sócios Fundadores, foi escolhida a denominação da Associação de Solidariedade e aprovados os Estatutos, que entretanto haviam sido elaborados com acompanhamento dum técnico do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria.
4. No dia 1 de Fevereiro de 2010 foi lavrada Escritura da constituição da Associação de Solidariedade denominada MÃO AMIGA L. Estrada-Consolação-C. Moinho-C. Vala. NIPC: 509269168; CAE: 88990; Nº. Segurança Social: 20018332365
5. No dia 14 de Abril de 2011 foram registados (Registo nº. 22/11) definitivamente os Estatutos e atribuído pela Direcção Geral da Segurança Social à Associação Mão Amiga, o estatuto de INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL e reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, contando para efeitos da sua fundação o dia 26 de Maio de 2010.
6. No dia 16 de Julho de 2011, às 20h30, na sede provisória da Associação Mão Amiga sita nas instalações gentilmente cedidas pelo Sporting Clube da Estrada, na Av. da Praia, Relva Longa, Lugar da Estrada, realizou-se a Assembleia Geral Eleitoral para eleição dos primeiros Órgãos Sociais, estando neles representadas as cinco organizações que fundaram a A. M. A. (Sporting Clube da Estrada, Associação Desportiva e Recreativa do Casal Moinho e as Comissões de Igreja do Lugar da Estrada, da Consolação e do Casal Moinho).
7. No dia 6 de Agosto de 2011 realizou-se a Tomada de Posse dos primeiros Órgãos Sociais da A. M. A., estando representadas na Direção as organizações que assinaram a escritura de constituição da associação de solidariedade.
8. De Setembro de 2011 a Março de 2012, enquanto se aguarda a cedência dum terreno por parte do Município de Peniche ou de alguma pessoa que generosamente se solidarize com este projeto social e na esperança da A.M.A. estabelecer acordos de cooperação com a Segurança Social, trabalhámos num projeto de arquitetura - oferta generosa do arquiteto Pedro Costa -, com o objetivo de instalar numa casa restaurada uma Creche e um Jardim Infantil/Pré-escolar. Este projeto entretanto foi suspenso considerando o facto da Srª. Diretora do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social nos ter comunicado pessoalmente a impossibilidade atual de estabelecer novos acordos de cooperação devido à conjuntura económica que o país atravessa.
9. No dia 16 de Janeiro de 2012 a A.M.A. iniciou uma nova etapa com o projeto VIVER É ESTAR ATIVO dirigido aos idosos, com atividades recreativas, físicas e culturais a serem ministradas, 3 dias por semana, no pavilhão do Sporting Clube da Estrada. O objetivo deste projeto visa aumentar a qualidade de vida dos idosos combatendo a solidão e a inatividade que tanto degradam o espírito como o físico.
10. A 18 de Março de 2012, em parceria com o Sporting Clube da Estrada, a AMA comemorou o Dia da Mulher.
11. Continuação do projeto VIVER É ESTAR ATIVO durante o ano de 2012, tendo continuado em 2013, aperfeiçoando-se esta valência social como Centro de Atividades para Seniores, tendo às Segundas CAMINHADA, orientada por Mário Correia; às Terças GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO ministrada por Ana Paula Silva, às Quartas DANÇA orientada por Lucília Ramos e José Júlio Vital.
12. No dia 16 de Março de 2013 realizou-se a Assembleia Geral Ordinária para discussão e aprovação de relatório e Contas referente a 2012. Foi ainda aprovado o Plano Estratégico para 2013.

- Voltar à página Associações de A a Z -