Portal do Associativismo do Concelho de Peniche


 

ESTATUTOS

Publicação dos Estatutos - Diário da República Nº/Ano -   
Suplemento Nº/Série -  
Data -  07/10/1987
Publicação dos Estatutos de Utilidade Pública - Diário da República Nº/Ano - 
Suplemento Nº/Série -  
Data -  07/10/1987
Regíme Jurídico - Associação com fins culturais não lucrativos

 

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO 

Aos 14 dias do mês de Julho de 1987, nasce o Clube Ornitológico de Peniche, associação com fim de fomentar a criação de canários bem como de outras aves canoras, com fins culturais não lucrativos, bem como participar em exposições e promover concursos, com a presença da sua Comissão Instaladora formada pelas seguintes pessoas: Raul José Brás Antunes, presidente, João Miguel da Fonseca, tesoureiro, Manuel Mateus Tavares dos Santos, secretário, Avelino Rosa Leal e Eduardo Alberto Martins Fernandes, vogais.
Depois de feita a escritura do clube, no Cartório Notarial de Peniche, no dia 07 de outubro de 1987, é realizada a sua 1ª Exposição de aves nos dias 8, 9 e 10 de Janeiro de 1988.
No dia 18 de Outubro de 1989 são realizadas as primeiras eleições do Clube para eleger os corpos sociais. A 1ª Direcção do Clube eleita é então formada por, Raul José Brás Antunes, presidente, Álvaro José Alves de Figueiredo, vice-presidente, Manuel Mateus Tavares dos Santos, tesoureiro, Fernando Gualberto Perira Chagas, secretário, Joaquim do Rosário Andrade, 1º vogal e José do Carmo Gomes, 2º vogal. De salientar que 3 destas pessoas mantiveram-se sempre á frente dos destinos do clube até bem á pouco tempo, Abril de 2010, sendo eles, Manuel M. Tavares dos Santos, Fernando G. P. Chagas, Raúl José Brás Antunes e José do Carmo Gomes e pertencem actualmente ao Conselho Fiscal do clube.
O clube conta com já com a realização de 24 exposições de Peniche e enumeras feiras-mostras no seu conselho, com vista á promoção do clube e da Ornitologia em geral. Participou como co-organizador, juntamente com outros clubes em vários certames (nacionais, Ibéricos e Internacionais) realizados durante o evento AVISAN. Conta também já no seu historial com a realização de um Campeonato Nacional feito no ano de 2000, que dignamente representou a Ornitologia a sul do país, sendo ainda elogiado por vários amantes da Ornitologia nos dias de hoje. Realizou mais recentemente em parceria com outros Clubes os Campeonatos Nacionais de Vila Franca de Xira (2012) e Torres Vedras (2014).
No ano passado 2010, iniciou em parceria com o COVialonga a 1ª AVIXIRA-COM, Campeonato Internacional de Vila Franca de Xira, certame que veio preencher um vazio na zona centro e sul do nosso país. Certame este elogiado pelas mais variadas pessoas ligadas ao mundo Ornitológico Nacional e Internacional, que conta este ano com a sua 5ª edição.
Em termos de prémios, é de salientar o espírito de grupo existente no nosso clube, que vem a culminar com a obtenção de já 4 prémios de Clube Campeão Nacional, nomeadamente nos anos de 2000 (em Peniche), 2008 (em Paços de Ferreira), em 2010 (Entroncamento) e por último em 2013 (Guimarães), conta também com dois lugares de Vice-Campeão em 2012 (Vila Franca de Xira) e 2014 (Torres Vedras) respetivamente. Em termos Internacionais, ao longo dos anos já muitos foram os seus sócios agraciados com vários prémios nos Campeonatos Mundiais. Para que estes prémios sejam possíveis, o factor primordial é sem dúvida a existência de bons exemplares de aves, mas sem menos importância, é o companheirismo entre todos, especialmente dos que nada ganham ou até dos que por outro motivo não podem participar com as suas aves, mas não deixando por isso de incentivar os detentores das melhores aves a participar, sendo por isso o prémio final de todos.
O Clube Ornitológico de Peniche tem neste momento perto de 250 sócios, nem todos pagantes, ou seja, alguns sem atividade.
Paulo Fernandes

- Voltar à página Associações de A a Z -