ESTATUTOS

Data -
Regíme Jurídico - Associação

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO

A aldeia de Bôlhos, situa-se na freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria. É banhada pelo rio S. Domingos, no qual foi construída recentemente a barragem de mesmo nome, junto à sede da Freguesia. As suas gentes, vivem desde sempre da agricultura, com a laboriosa missão de trabalhar a terra. Porém, uma particularidade ressalta na vida das mulheres de Bôlhos, que assinalou de forma evidente, uma garantia à subsistência. Concretamente referimo-nos à lavagem de roupa, na beira do referido rio, por conta de várias famílias de Peniche, sobretudo das mais abastadas. Assim, em tempos remotos, as mulheres levavam produtos agrícolas para vender na Praça de Peniche, trazendo no regresso, sobre o seu jumento, sacos de roupa das suas “ freguesas ” para lavarem, recebendo em troca alguns “ réis ” para o seu sustento e de sua família. Mais tarde, nomeadamente no ano de 1954, foram descobertas as Grutas, que o Povo desta aldeia, muito gostava de ver exploradas, para o desenvolvimento turístico da sua aldeia. Na década de 80, a Festa de Natal, passou a ser celebrada por toda a comunidade, com a participação de crianças, jovens e adultos, sendo apresentadas peças de teatro, canções e danças populares, finalizando sempre com um animado convívio. No ano de 1990, na Festa de Natal, foi lançada a ideia de que, para completar os espectáculos, havia necessidade de se reactivar o ”Grupo de Dança Tradicional ou Rancho ”, que foi criado em 1963, mas que não se desenvolveu. Deste modo, um grupo de filhos desta aldeia, embebido no maior empenho de promover culturalmente a sua terra, agiu em força, tomou a iniciativa, fazendo assim renascer o rancho, que se estreou em público, em 22 de Dezembro de 1991, com o firme propósito de não mais deixar morrer esse seu “Rancho”. Assim nasceu o Grupo que mais tarde, deu lugar ao Rancho Folclórico “ As Lavadeiras de Bôlhos ”

- Voltar à página Associações de A a Z -