ESTATUTOS

Data -  18/09/1997
Regíme Jurídico - Associação sem fins lucrativos

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO

A associação PATRIMONIUM – Centro de estudos do património da região de Peniche, foi fundada em 27 de junho de 1997 por algumas personalidades directamente ligadas ao estudo do nosso património. Desde da sua construção a PATRIMONIUM organizou entre os anos de 1997 a 1999 conjuntamente com a Camara Municipal de Peniche as Jornadas Da Cultura com o apoio da CEPAE- Centro do Património da Estremadura, onde entre outras actividades, foi realizada a apresentação da base de dados do património da região de Peniche por a CEPAE. Realizou-se também nesse período a intervenção arqueológica nas obras de expansão do porto de pesca de Peniche. Com o inicio do novo milénio, entre o ano de 2000 e 2007 a Associação PATRIMONIUM participou e colaborou nas Jornadas Europeias do Património com o apoio do instituto Português do Património Arquitectónico. Promoveu nesses sete anos exposições, apresentação e visita a escavações arqueológicas, visita e divulgação do património local, Workshops, Roteiros interpretativos do património local entre outras actividades. Bem como a realização do coloquio – Património e Educação que (in)formação? Com a colaboração do centro de formão de professores de Peniche. Retomando a sua actividade apos um interregno de sete anos, a Associação PATRIMONIUM, retoma em 2014 as suas iniciativas. Realizando desde então até aos dias de hoje várias acções publicas no âmbito da preservação e divulgação do nosso património. Tais como a formação de Pessoal Docente da CFAE Centro-Oeste no AEAB - Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia- O Património Cultural e Natural (local e regional), como Recurso Didático. A elaboração de pareceres técnicos de arqueologia para vários organismos estatais e regionais sobre o panorama do património histórico-arqueológico da região. O estudo e a investigação histórico e arqueológica do nosso riquíssimo património histórico-etnográfico. Projetando-se nos próximos quatro anos no levantamento de uma Carta Arqueológica do concelho, vital para um conhecimento mais aprofundado do nosso património.

- Voltar à página Associações de A a Z -