ESTATUTOS

Publicação dos Estatutos - Diário da República Nº/Ano - 99/85
Suplemento Nº/Série - II
Data - 30/04/1985
Publicação dos Estatutos de Utilidade Pública - Diário da República Nº/Ano - 99/85
Suplemento Nº/Série - II
Data - 30/04/1985
Regíme Jurídico - Associação Cultural e de Serviço Social

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO

Por proposta do Prof. Doutor Francisco Gentil, a 04 de Abril de 1941, é fundada legalmente (portaria n.º 9792) a Liga Portuguesa Contra o Cancro, assente em dois princípios fundamentais: a Humanização e a Solidariedade.

Tendo em consideração a necessidade de intervir a nível nacional ao nível do estudo científico do cancro, na difusão dos meios técnicos de combate à doença e no auxílio aos trabalhos de investigação desenvolvidos nos laboratórios do Instituto Português de Oncologia, tornou-se necessário a regulamentação e a criação de Núcleos Regionais, previstos nos seus Estatutos, o que veio a ser concretizado em 1965.

Ao longo destes anos, diversos organismos do Estado e da Sociedade Civil têm reconhecido o fundamental papel social da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em 1966 foi conferida à Liga pelo Senhor Presidente da República, o título de Membro Honorário da Ordem de Benemerência. Foi declarada como Instituição de Utilidade Pública, por despacho de 85/04/17 do Senhor Primeiro-Ministro, publicado no Diário da República n.º 99, II Série, de 30 de Abril. Mais recentemente, em 2006, foi-lhe conferido o título de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo, pelo Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, o Senhor Presidente da República Portuguesa.

- Voltar à página Associações de A a Z -