Portal do Associativismo do Concelho de Peniche

Comunicado da Federação Portuguesa de Surf (FPS) relativo à suspensão de eventos do quadro competitivo.

Informamos que os eventos previstos no calendário competitivo da Federação Portuguesa de Surf a realizar em Peniche se encontram dessa forma suspensos e até novas instruções, nomeadamente a 3ª etapa do Circuito Regional de Surf do Centro que se realizaria dias 21 e 22 de março.

A participação da nossa equipa na edição de 2020 da Taça de Portugal de Surfing a realizar na Costa da Caparica de 7 a 11 de abril foi também suspensa.

Em anexo enviamos documentação da DGS com as melhores práticas sobre a epidemia do COVID-19.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir.
    • Com lenço de papel ou cotovelo, nunca com as mãos;
    • Deitar sempre o lenço de papel no lixo.
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar tossir ou após contacto direto com pessoas afetadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas com infeção respiratória.


Fonte:
Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19). Direção Geral da Saúde (10-03-2020). Disponível em: www.dgs.pt


PERGUNTAS FREQUENTES

Sinais e Sintomas

As pessoas infectadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Como se transmite? 

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nesses objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Qual o período de incubação?

O período de incubação ainda se encontra sob investigação.

Existe tratamento?

O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

Qual o risco?

A avaliação de risco encontra-se em atualização permanente, de acordo com a evolução do surto. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitem comunicados diários com o sumário da informação e recomendações mais recentes. 

Fonte: Direção Geral da Saúde. Disponível em: www.dgs.pt/corona-virus/perguntas-frequentes.aspx

Boas Ondas!

A direção

Cartaz Geral Covid 19

Fonte: Peniche Surfing Clube