As ondas da internacionalmente famosa Praia de Supertubos, na Capital da Onda, Peniche, estiveram de gala para receber a última etapa da edição de 2021 do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola.

Foi com condições extraordinárias e com excelentes e desafiantes ondas que os Supertubos e Peniche receberam os e as melhores bodyboarders nacionais. Ondas até 3m marcaram esta edição.

A emoção foi vivida até final, sempre na expectativa de se conhecerem os campeões nacionais. Na final das meninas, na qual Joana Schenker (ABS) não competiu devido a lesão, tudo estava em aberto. Após quase 20m a tentar passar a rebentação (com a treinadora Catarina Sousa a desesperar), Teresa Padrela resolve tudo nos últimos 5m, com duas ondas de 5,5 e 3 pontos, o que lhe permitiu a vitória sobre Filipa Broeiro (Ericeira Surf Clube) e Mariana Silva (ABFM), segundas e terceiras qualificadas respetivamente e a conquista do título nacional.

Já nos masculinos várias seriam as combinações de resultados possíveis para o título nacional, após eliminação precoce de um dos candidatos, Miguel Ferreira, logo no primeiro round.

Manuel Centeno (AON) e o bodyboarder local, Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube), apresentam-se na final como os grandes candidatos ao título, sendo o bodyboarder nortenho o melhor posicionado à partida.

Seria o veterano e vencedor da etapa de Peniche na edição de 2020, Manuel Centeno (AON) a vencer a final, com um score combinado de 14,67 (9+5,67) em vinte possíveis, conquistado desta forma, o seu décimo título de campeão nacional, depois de também se ter coroado campeão de Masters no primeiro campeonato da categoria que se realizou nesta mesma praia. Rodrigo Lopes (Aqua Carca) sagrou-se vice-campeão da etapa e Pedro Bettencourt (ABS) terceiro qualificado, com scores muito próximos. Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube) seria quarto numa final em que a sua condição física condicionou, em muito, a sua prestação.

Esta etapa foi uma coorganização da BBOardTV, Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Peniche e Peniche Surfing Clube

Classificações na etapa dos bodyboarders que representaram o clube local:

• OPEN: Daniel Fonseca – 4º; Fábio Farricha – 13º; Afonso Silva e Silvano Lourenço – 24º; Guilherme Cardoso e Hélio Conde -33º ; David Crespo e Francisco Ribeiro - 49º
  • Feminino – Stephanie Hirsch – 13º

Fonte: Peniche Surfing Clube