"A Carta Local do Associativismo procura justamente introduzir incentivos para o reforço e expansão do movimento associativo no Concelho, ao consagrar formas de apoio às dinâmicas associativas e ao contribuir para o (re)conhecimento dos recursos e serviços que disponibilizam à comunidade. Não constitui um fim em si mesma, mas pretende ser antes um meio para apoiar o movimento associativo, constituindo-se assim como um instrumento estratégico.

O objetivo central da Carta Local do Associativismo é apoiar a dinâmica associativa e orientar a sua ação em torno de objetivos considerados de forma coletiva como sendo estratégicos para o desenvolvimento do Concelho. Este instrumento destina-se a ter funções de regulação do apoio municipal às associações e a contribuir para a mobilização da ação coletiva através da participação, do envolvimento e da responsabilização dos atores locais nos processos de desenvolvimento local, que por sua vez, e a seu tempo, irão contribuir para o aumento do bem-estar e da qualidade de vida no Concelho de Peniche.

A Carta Local do Associativismo pretende clarificar e reforçar as relações de cooperação entre o município e as associações e, até mesmo, entre associações. Isto, de modo, a potenciar a criação de respostas inovadoras que façam frente aos problemas e desafios que condicionam o desenvolvimento local do Concelho de Peniche e que possam, de alguma forma, atenuar os efeitos da conjuntura económica/financeira que vivemos atualmente.

(...) A Carta Local do Associativismo tem como objetivo geral a dinamização da atividade associativa em torno dos objetivos estratégicos para o desenvolvimento local. Os objetivos específicos são:

• Promover os recursos associativos locais, através da caracterização/monitorização e divulgação do tecido associativo concelhio e da dinamização de formas de cooperação interassociativa;

• Definir as linhas orientadoras dos princípios de atuação e de regulação do apoio do Município de Peniche ao tecido associativo em prol do desenvolvimento local do Concelho."

in "Projeto para a criação da Carta Local do Associativismo", apresentada na Reunião de Câmara Municipal de Peniche de 21 de Julho de 2014, pág. 13-14.