Espaço Sénior de São Leonardo, Associação Social de Atouguia da Baleia

Em 28 de junho de 2016, foi constituída no Cartório Notarial de Peniche uma nova associação em Atouguia da Baleia focada na área social, especialmente no que diz respeito aos seniores.

Um grupo de cidadãos de Atouguia da Baleia, depois de múltiplas reuniões, depois de conversações com outras coletividades da vila, com órgãos autárquicos, com a população, formalizou a escritura da nova associação.

O nome é uma marca identificativa desta nova organização:

1. Espaço Sénior porque é um espaço dedicado aos seniores, uma associação de solidariedade social, para a terceira idade.
  2. São Leonardo porque este nome faz parte da história cultural de Atouguia da Baleia. E para isso damos conta de três elementos justificativos: a) a única igreja, em território português, consagrada a São Leonardo fica na vila de Atouguia da Baleia; b) o nome de São Leonardo associado ao território: nos Censos de 1801, o concelho de Atouguia da Baleia aparece com duas freguesias: São Leonardo de Atouguia da Baleia e São Sebastião de Serra d’El-Rei; c) o atributo de São Leonardo são as cadeias (correntes) partidas, uma vez que é um libertador de cativos, padroeiro dos presos, portanto um Santo de causas sociais.

No dia 8 de julho conclui-se a primeira parte deste trabalho, a primeira etapa desta jornada, com a eleição dos órgãos sociais.

O Espaço Sénior São Leonardo vem para acrescentar, para colaborar, para cooperar na busca de respostas sociais para os seniores.

Atouguia da Baleia, 29/06/2016

Fonte: Associação Social de Atouguia da Baleia