Inaugura hoje, sexta-feira, a Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de Conservação e Restauro da Universidade Sénior de Peniche, uma iniciativa promovida pelo Município de Peniche com o apoio da Associação Cultural Sénior de Peniche / USP. Esta mostra estará patente ao público de 2 a 22 de setembro na nave da Igreja de S. José, Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, sendo a entrada livre.

A disciplina de Conservação e Restauro integra a oferta educativa da Universidade Sénior de Peniche desde o ano letivo 2012/2013, ao abrigo de protocolo firmado entre o Município de Peniche e a Associação Cultural Sénior de Peniche, entidade gestora da Universidade Sénior de Peniche (USP). As aulas são dinamizadas pelo Técnico Superior de Conservação e Restauro da Autarquia, nas instalações do laboratório de Conservação e Restauro da Rede Museológica do Concelho de Peniche, sitas no CIAB.

A Exposição remete para os trabalhos realizados no último ano letivo, entre fevereiro e junho de 2016, por uma turma de 14 alunos que aplicaram, sob orientação e após a aprendizagem de conhecimentos básicos de conservação de materiais e metodologias de salvaguarda, um conjunto de métodos e técnicas de conservação em peças levadas pelos próprios. Foram intervencionadas cerca de três dezenas de objetos, agora expostos, na sua quase totalidade, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.