O Município de Peniche tem a honra de convidar V. Exa. participar nENCONTRO NACIONAL SOBRE AS POLITICAS MUNICIPAIS PARA O ENVELHECIMENTO,  a realizar no dia 4 de novembro de 2016, no MH Peniche.

Os Municípios, através da mobilização da Rede Social, promovem políticas de proximidade atentas às necessidades locais. A exemplo disso, têm sido as políticas municipais para o envelhecimento, desenvolvidas em cada concelho, numa perspetiva intersectorial e multidisciplinar, comprovadas pelas suas ações de promoção de um envelhecimento ativo e dos direitos da pessoa idosa, proporcionando, também, uma maior sustentabilidade àqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade.

Pretende-se, através do I ENCONTRO NACIONAL SOBRE AS POLITICAS MUNICIPAIS  PARA O ENVELHECIMENTO proporcionar momentos de reflexão e partilha potenciadores de um desenvolvimento mais sustentável das políticas municipais para o envelhecimento, contribuindo para um constructo a nível nacional.

A proteção da pessoa idosa tem sido uma preocupação, materializando-se, em muitos municípios, na constituição de Comissões de Acompanhamento/Proteção a Idosos. Considera-se que estas Comissões configuram um instrumento relevante da política para o envelhecimento, de combate ao isolamento e à discriminação das pessoas idosas. A sua implementação deverá contribuir para a consolidação do trabalho em parceria nas respostas às situações de risco ou de perigo que afetem as pessoas idosas, proporcionando dispositivos que permitam identificar, prevenir e resolver situações em que estejam em causa problemas como a segurança, a saúde, a higiene, a dignidade e o bem-estar dos idosos.

“AS COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO /PROTEÇÃO DOS IDOSOS” são a temática deste I ENCONTRO, centrando-se no impacto das Comissões de Acompanhamento/Proteção a Idosos, no que diz respeito à proteção e à promoção dos direitos da pessoa idosa, a partir de experiências concretas e de olhares críticos. O município de Peniche efetuou o levantamento a nível nacional das comissões/conselhos de acompanhamento/proteção dos idosos, variando a sua designação, mas com natureza e objetivos semelhantes, tendo conhecimento da existência de 19 municípios envolvidos.

O Encontro tem início previsto às 10h, prolongando-se ao longo do dia e é constituído por dois painéis (1º Painel / manhã, 2ºPainel /tarde). O encerramento está previsto para as 18 horas  de acordo com o programa.

Fonte: Câmara Municipal de Peniche