Ao contrário da maioria dos desportos, o triatlo, tem a sua época competitiva compreendida entre os meses de janeiro e dezembro. Assim, chegados ao final deste ano, é importante fazer um balanço de toda a atividade desenvolvida pela equipa de triatlo do Peniche Amigos Clube.

equipa quarteira2016

O primeiro aspecto a realçar é o lançamento da Escola de Triatlo. De facto, esta ambição do clube, finalmente foi implementada e já na próxima época teremos as cores da equipa a disputar o Campeonato Nacional de Jovens. Os treinos têm decorrido aos fins de semana e a adesão dos jovens entre os 8 e os 14 anos tem sido muito positiva. Neste momento frequentam a escola de triatlo 15 atletas, preparando a primeira prova que decorrerá no dia 28 de janeiro em Vila Franca de Xira.

equipa jamor1

O segundo ponto a destacar é a vitória, por parte do atleta Márcio Neves, do Campeonato da Europa de Triatlo na prova dos amadores (geralmente designada por agegroups). Aproveitando este ano, a realização do campeonato em Portugal (Lisboa - Parque das Nações), Márcio Neves fez frente a toda a concorrência e cortou a meta em primeiro lugar no escalão 30-34 anos. Lembramos que este atleta, na distância IRONMAN, conseguiu em 2012, o título de campeão do mundo na finalíssima disputada todos os anos no Hawai.

equipajovem

Ao longo do ano os 25 atletas do PAC levaram as cores de Peniche e dos seus patrocinadores a imensos locais. Estiveram nos seguintes duatlos (corrida+ciclismo+corrida): Jamor (Cruz Quebrada), Rio Maior, Lezírias (Vila Franca de Xira), Barreiro, Cadaval, Amadora, Abrantes, Alpiarça, Torres Vedras e FestivalBIKE (Santarém). Participaram em 14 triatlos (natação+ciclismo+corrida): Monte Gordo, Altura, Quarteira, Leiria, Longo de Lisboa, X-Terra (Golegã), Campeonato da Europa (Lisboa), Peniche, Oeiras, Setúbal, Coruche, Longo do Douro (Peso da Régua), Cascais e Longo de Vilamoura. Marcaram ainda presença nos aquatlos (natação+corrida) de Setúbal e Coruche.

equipa leiria

Fora do país, Pedro Batista Vieira, vestiu o equipamento do clube no IRONMAN da Suécia (Kalmar), prova que terminou em 9h38m (111º lugar em 2500 participantes).

Sobretudo nos escalões de veteranos, os atletas do PAC, subiram inúmeras vezes ao pódio das provas onde participaram. Destaque para António Moura (55-59 anos) com 10 medalhas de ouro e 2 de prata, Fernando Correia (50-54 anos) com 1 medalha de ouro e 5 de prata e José Mário Ribeiro com 2 de ouro e 2 de prata. Se somarmos todos os atletas foram feitas 130 inscrições nas provas enunciadas.

Nos campeonatos de clubes (contabilizam os três melhores atletas de cada clube) o PAC foi 14º na Taça de Portugal PORterra (participaram 29 clubes), 16º na Taça de Portugal de Triatlo (56 clubes), 18º no Campeonato Nacional de Triatlo (42 clubes), 19º no Campeonato Nacional de Longos (32 clubes) e 23º no Campeonato de Duatlos (37 clubes).

marcio neves europeu2016

pbvieira kalmar

Na vertente organizativa, o clube envolveu-se na prova de Peniche, a mais antiga de Portugal, contribuindo com diversos voluntários nas tarefas necessárias à realização do triatlo.

É um balanço muito positivo para um clube com poucos recursos e que assenta no empenho e disponibilidade dos seus atletas a participação nas provas, embora com o apoio essencial da autarquia de Peniche e de alguns patrocinadores que ajudam na compra dos equipamentos.

Para 2017 esperam-se frutos da Escola de Triatlo e reforçar a participação com a equipa de seniores e veteranos. A parceria com a Câmara Municipal de Peniche, quer no apoio à atividade regular quer na organização do triatlo de Peniche, pretende-se que seja aprofundada.

Fonte: Pac - Peniche Amigos Clube