Programa A pensar na sustentabilidadeOs Encontros, organizados pelo Município de Peniche e pela ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche em parceria com a Europe Direct do Oeste, decorreram nos dias 16 e 28 de junho de 2017, no Auditório da Câmara Municipal de Peniche, contando com a participação de 35 associações locais. Os Encontros trouxeram para o seio do tecido associativo a reflexão conjunta em torno da sua sustentabilidade, através do aprofundamento do conhecimento sobre as a fiscalidade do sector não lucrativo e da apresentação de oportunidades de financiamento e de estratégias de angariação de fundos.

O I Encontro :: Fiscalidade e Angariação de Fundos, que teve lugar no dia 16 de junho, contou com a intervenção de Hélia Gavino da ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche, que demonstrou a importância das associações conhecerem as suas obrigações e benefícios fiscais, e de Cláudia Pedra, da empresa de consultoria Stone Soup, que desmistificou algumas ideias referentes à angariação de fundos, apresentado estratégias e instrumentos que podem facilitar a obtenção dos mesmos.

No dia 28 de junho, o II Encontro :: Oportunidades de Financiamento, iniciou com a apresentação de Sandra Geada do trabalho desenvolvido pelo Europe Direct do Oeste, seguindo-se a intervenção de Zélia Dias do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que expôs as oportunidades de apoio do Programa Europa para os Cidadãos a projetos da sociedade civil executados através de parcerias transnacionais, Célia Caseiro do IPDJ, encerrou o II Encontro, divulgando os programas de apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude para as associações no âmbito das suas duas áreas de intervenção, desporto e juventude.

A Câmara Municipal de Peniche agradece a colaboração da ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche e da Europe Direct do Oeste na organização dos Encontros, bem como, da participação de todas as oradoras e intervenientes.

• img3
  • img2