Atouguia da Baleia celebra na próxima semana o seu padroeiro. Na segunda-feira, dia 6 de Novembro, celebra-se a tradicional Feira de São Leonardo, conhecida como a "feira dos frutos secos" que desde há vários séculos atrai forasteiros à vila de Atouguia da Baleia. No fim-de-semana seguinte, 11 e 12 de Novembro, uma conferência e as cerimónias religiosas concluem a celebração.

Em ano de comemorações dos 850 Anos dos Forais de Atouguia, a celebração do padroeiro assume de acordo com o novo Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, Afonso Clara, "uma importância especial na medida em que a figura de S. Leonardo foi escolhida como símbolo da efeméride". A escolha não foi ao acaso: a devoção a S. Leonardo - um santo de origem franca - parece ter resultado directamente da concessão do foral aos francos no século XII por D. Guilherme de Corni, primeiro Senhor de Atouguia. Atraídos pelo foral, os francos levaram também consigo o padroeiro.

Em Fevereiro, na cerimónia presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa que assinalou o início das comemorações, o então Presidente da Junta de Freguesia, António Salvador, anunciou o restauro da imagem de S. Leonardo, que vai ser agora objecto de uma conferência por parte da conservadora de escultura do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria João Vilhena de Carvalho, e por parte da conservadora-restauradora responsável pelo restauro, Conceição Ribeiro.

A conferência terá lugar na Igreja de S. Leonardo no dia 11 de Novembro, Sábado, às 21h00, abordando quer os aspectos técnicos da intervenção que foi efectuada, quer a inserção da imagem do padroeiro de Atouguia da Baleia nas correntes de escultura. É a terceira conferência organizada no âmbito das comemorações. A primeira, em Maio, foi sobre a história da vila e a segunda, em Junho, sobre a arte e a arquitectura da Igreja de S. Leonardo.

No Domingo, dia 12 de Novembro, celebram-se a tradicional Missa e Procissão em honra de S. Leonardo de Noblat, a partir das 14h30, na Igreja de S. Leonardo.

Fonte: Junta de Freguesia da Atouguia da Baleia