Portal do Associativismo do Concelho de Peniche

 

Acompanha, Organização da Sociedade Civil de Peniche, promove iniciativas na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites, na Região Oeste Norte

Pelo quinto ano consecutivo em Peniche, e pelo segundo ano na Região Oeste Norte, a Acompanha irá disponibilizar à comunidade dos concelhos de Peniche, Óbidos, Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré, a possibilidade de realizarem o teste ao VIH e Hepatites na Unidade Móvel de Saúde, na Semana Europeia do Teste ao VIH e Hepatites, que decorre de 17 a 24 de novembro.

Atualmente, na Europa, das 1,2 milhões de pessoas que estão infetadas pelo VIH, desconhecem que são seropositivas e cerca 50% realizam o diagnóstico tardiamente, atrasando assim o acesso ao tratamento.

O objetivo desta iniciativa é consciencializar mais pessoas para o seu estatuto serológico para o VIH e Hepatites, através da realização de testes com resultado no momento, e assim reduzir o número de diagnósticos tardios, tendo como lema “Testar. Tratar. Prevenir”.

Esta iniciativa conta com a parceria do Agrupamento dos Centros de Saúde da Região Oeste Norte, assim como outras entidades dos concelhos envolvidos e com a colaboração da Câmara Municipal de Óbidos, com a disponibilização da Unidade Móvel de Saúde.

 

Fonte: Acompanha- Projeto Sidade Alerta