Memória descritiva

No dia 21 de Janeiro de 2018, em Ferrel, terá lugar a comemoração do 40º aniversário do Festival Pela Vida contra o Nuclear.

Uma data importante para a História da Luta do Povo de Ferrel contra a instalação da primeira central nuclear que estava projectada para os terrenos a norte desta localidade, que coincide com o Ano Europeu do Património Cultural - 2018 e que queremos assinalar.

Esta iniciativa deverá envolver cerca de 100 pessoas. Vai ter início do Largo da Nossa Senhora da Guia, prossegue com a animação cultural e de rua, pela Rua do Brejo até à Rua do Jardim de Infância onde culminará na tenda instalada junto ao edifício da Junta de Freguesia de Ferrel, com a apresentação de um livro e com um brinde aos 40 anos do Festival.

Assim a Gazeta das Caldas, o Movimento Ibérico Anti-Nuclear (M.I.A.) e a PATRIMONIUM – Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche são as entidades organizadoras desta iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, da Junta de Freguesia de Ferrel e da 102fm Rádio. Com o patrocínio do comércio local e da Frutóbidos.

Programa das comemorações em Ferrel

•  9h00 – Arruada, na área circundante do Largo da Nª Sª da Guia.
    Partida no Largo da Nossa Senhora da Guia
    Animação com Grupos etnográficos.
  •  9h45 – Toca o Sino da Igreja a rebate
    Grupos etnográficos e população inundam o Largo da Nossa Senhora da Guia.
  • 10h20 – Inauguração do Painel de Azulejo
    Ida até ao painel de azulejo.
    Discurso de inauguração do painel de azulejo, breve explicação e contextualização.
  • 10h45 – Inauguração do Mural na Junta de Freguesia de Ferrel
    Ida até ao Mural, com animação de grupo etnográfico.
    Breve apresentação.
  • 11h00 – Tenda grande perto do edifício da Junta de Freguesia de Ferrel.
    Apresentação do Livro Almaraz e outras coisas Más – António Eloy.
    Intervenções Presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, PATRIMONIUM, Senhora Vereadora da Cultura Ana Rita Petinga e outros participantes que queiram intervir.
  • 13h00 – Celebração com Ginja de Óbidos.
    Discurso de encerramento da comemoração.

Fonte: Associação Patrimonium