Peniche comemora no próximo dia 16 de junho o International Surfing Day com uma campanha de sensibilização direcionada à comunidade do surf.

A Surfrider foundation, ONG em operação na Europa desde 1989, está a abrir uma sede oficial em Peniche, com um intuito de perpetuar a missão de dar “voz dos oceanos” à comunidade local, trazendo a problemática dos resíduos marinhos aos surfistas, ao grande publico alvo da organização.

Para o dia Internacional do Surf, celebrado a 16 de Junho, vamos formalmente apresentar a sede da ONG, introduzindo uma campanha de acção simples “One Hand Clean Up” - “limpeza de praia com 1 mão”, de forma a sensibilizar para uma mobilização simples e eficaz nos nossos areais, pela mão dos principais atores deste palco.

O espaço ideal para a campanha será o areal entre o Cantinho da Baia e a Prainha, onde gostaríamos de ter uma pequena estrutura onde alguns voluntários da Surfrider e Marmeu, onde vamos convidar a comunidade de surfistas, escolas de surf e outros utilizadores das praias, a espalharem a mensagem com os seus alunos e amigos, assim como a perceberem a nossa missão conjunta.

Pequenas obras de Arte e jogos simples, tais como o “puxa a corda”, e a colagem de lixo proveniente da campanha, em pranchas de surf colocadas no areal marcarão as atividades do dia, assim como a pintura de um mural (ainda a ser confirmado) com a mensagem - “protect what you love - protege o que amas” na ilha do Baleal, pela ilustradora portuguesa Lizzy, responsável pelo cartaz.

O evento ocorrerá das 10h às 17h

Fonte:Peniche Surfing Clube