A Associação PATRIMONIUM – Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche divulgou esta iniciativa - Caminhada Não ao Nuclear - que vai acontecer no dia 4 de agosto, pelas 10h00, no Largo da Nossa Senhora da Guia, em Ferrel. Faz o convite a toda a comunidade para participar nesta caminhada que, ao longo de 5 km, percorre os caminhos que levaram a população de Ferrel ao local onde decorriam os trabalhos de construção da primeira central nuclear do país. As inscrições estão abertas e por um valor de 5 eur.  cada participante recebe uma peça de fruta, uma água e uma t-shirt.

Passados 40 anos do «I Festival Pela Vida e Contra o Nuclear», a PATRIMONIUM – Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche, a Junta de Freguesia de Ferrel e a Associação ProFerrel uniram-se para afirmar o Património histórico como fator de desenvolvimento sustentável. Numa ação conjunta celebram a História e as memórias da luta do povo de Ferrel contra a instalação da primeira central nuclear em território nacional. Estes acontecimentos constituem um marco na História dos Movimentos Socias em Portugal e na História do Movimento Ecologista Português (M.E.P.).

Neste Ano Europeu do Património Cultural 2018 o trabalho de investigação histórica e de dinamização cultural que tem sido desenvolvido, já vai dando frutos. Como comprova a Junta de Freguesia de Ferrel ao avançar com o registo da  marca «Ferrel Capital da Luta Contra o Nuclear», que contou com a estreita colaboração da PATRIMONIUM. Desta forma, o património histórico-cultural presta o seu contributo para o desenvolvimento local e para a valorização do território. Um justo reconhecimento ao povo de Ferrel pela sua união e mobilização face à ameaça do nuclear em Portugal.

No âmbito de uma estratégia local de desenvolvimento inspirada na herança histórica do povo de Ferrel, nomeadamente, na manifestação de 1976 e na luta antinuclear,  a Associação PROFERREL responsável pela organização da Festa de Ferrel, pretende aproximar a comunidade do seu património e divulgar este feito histórico. Para tal convidou a PATRIMONIUM e a Junta de Freguesia de Ferrel a juntarem-se  nesta iniciativa de profundo reconhecimento do valor que esta história possui para o desenvolvimento e para a identidade local.

PATRIMONIUM – Centro de Estudos e Defesa do património da Região de PenicheE-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: PATRIMONIUM – Centro de Estudos e Defesa do património da Região de Peniche