Chegou ao final a época de 2018 e é tempo de fazer um balanço de toda a atividade desenvolvida pela equipa de triatlo do Peniche Amigos Clube. Nada melhor para caracterizar este ano senão dizer que... acabámos a vencer. De facto, na última prova de 2018, o Triatlo Longo de Vilamoura, o PAC foi duplo vencedor: individualmente, através do seu atleta Márcio Neves, e coletivamente, colocando a sua equipa no lugar mais alto do pódio, ultrapassando inclusive as principais equipas portuguesas que disputavam o título de campeões nacionais.

Além da equipa sénior, também os pequenos atletas do clube, que treinam na Escola de Triatlo (7 aos 16 anos), representaram ao mais alto nível as cores do clube em muitas competições de âmbito regional e nos campeonatos nacionais.

Destacamos as seguintes provas do calendário nacional com presença dos atletas seniores e veteranos:

AQUATLOS (natação + corrida) – Vila Nova da Barquinha (21 abril).

DUATLOS (corrida + ciclismo + corrida) – Rio Maior (3 fevereiro), Arronches (24 fevereiro), Grândola (18 março), Braga (14 abril) e Cadaval (14 outubro).

TRIATLOS (natação + ciclismo + corrida) – Lagoa de Ervideira (3 março), Quarteira (25 março), Setúbal (8 abril), Amora (28 abril), Sabugal (12 maio), Viseu (19 maio), Oeiras (27 maio), Golegã (2 junho), Peniche (9 junho), Alhandra (23 junho), Coruche (29 junho), Caminha (1 julho), Peso da Régua - Douro (26 agosto), Sines (22 setembro), Ponta Delgada - Açores (3 novembro) e Vilamoura (18 novembro).

De todas as participações, são de salientar os títulos alcançados individualmente:

CAMPEONATO NACIONAL DE AQUATLO

Campeão nacional no escalão 35-39 anos – Márcio Neves

Campeão nacional no escalão 40-44 anos – Valdo Neves

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO SPRINT

• Campeão nacional no escalão 35-39 anos – Márcio Neves
  • Campeão nacional no escalão 40-44 anos – Valdo Neves
  • Medalha de bronze no escalão 55-59 anos – Paulo Renato Santos

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO OLÍMPICO

• Vice-campeão nacional no escalão 55-59 anos – Paulo Renato Santos

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO MÉDIA DISTÂNCIA

• Campeão nacional no escalão 40-44 anos – Valdo Neves
  • Vice-campeão nacional no escalão 35-39 anos – Márcio Neves

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO LONGA DISTÂNCIA

• Vice-campeão nacional no escalão 25-29 anos – Rui Lucas

Além-fronteiras também tivemos participação nas seguintes provas: Campeonato da Europa de Duatlo em Vejle (Dinamarca), Ironman de Roth (Alemanha), Ironman de Bolton (Inglaterra), Ironman de Tallinn (Estónia) e Campeonato do Mundo de Ironman em Kailua-Kona (Hawaii). O apuramento para o Hawaii dos atletas Paulo Renato Santos e Pedro Vieira, constituiu um marco para a história do clube e mereceu um forte reconhecimento da comunidade “triatlética” nacional.

ESCOLA DE TRIATLO

A formação de jovens atletas e de treinadores tem sido um pilar fundamental na atividade do clube. Ao longo do ano foram muitas as participações em provas do calendário regional e nacional:

PROVAS REGIONAIS – Aquatlo do LX Triathlon (11 fevereiro), Duatlo da Amadora (5 maio), Duatlo Os Belenenses (31 maio), Triatlo de Peniche (9 junho), Aquatlo de Rio Maior (13 outubro), Aquatlo de Torres Novas (4 novembro) e Aquatlo de Coruche (17 novembro).

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO JOVEM – o PAC obteve o 19.º lugar entre 42 clubes participantes. Para esta classificação contavam 5 provas, nas quais a Escola de Triatlo apenas conseguiu participar a 17 de fevereiro no Duatlo de Fátima, a 28 de abril no Triatlo de Amora e a 19 de maio no Triatlo da Chamusca.

ORGANIZAÇÃO DE PROVAS

Na vertente organizativa o PAC manteve a sua parceria com a autarquia local e com a Federação de Triatlo, colaborando com os seus recursos na prova de Peniche. Organizou ainda o primeiro Triatlo Jovem de Peniche, a contar para o campeonato regional jovem, e que pretende ser o reflexo de todo o trabalho desenvolvido na Escola de Triatlo.

Pac Triatlo

Fonte: (PAC) Peniche Amigos Clube - Triatlo