Dia 21 será realizada uma iniciativa onde será evidenciada a importância da geologia de Peniche.

O evento proposto tem como nome "Mudanças climáticas na história da Terra: Aprendendo com a geologia de Peniche" e será desenvolvido em parceria com o Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, reforçando a importância científica e pedagógica que Peniche pode desempenhar. Permitirá abordar os principais eventos climáticos que assolaram a Terra, com suporte no vasto registo geológico existente em todo o planeta, dando ênfase especial ao singular registo existente na sucessão jurássica de Peniche.

Evento - https://www.facebook.com/events/406450180002982

Texto mais detalhado desta iniciativa da autoria do Prof. Dr. Luís Vítor Duarte:

"As alterações climáticas, que são uma realidade no mundo atual, fazem-nos remontar à longa história da Terra que é pródiga em eventos de mudança à escala global e com claros impactos na biosfera. Nestes episódios incluem-se, por exemplo, os casos clássicos das transições Pérmico-Triásico, Triásico-Jurássico e Cretácico-Paleogénico, mudanças que ficaram preservadas de modo bastante diferenciado nas rochas, através de assinaturas bióticas e abióticas. Não se inserindo em nenhum dos eventos principais que assolaram a Terra, Peniche tem a particularidade de registar, de modo exemplar e com importante sustentação científica, o designado evento oceânico anóxico do Toarciano (~183 milhões de anos). Um intervalo de tempo que está associado a uma não menos importante extinção em massa, a intensa atividade vulcânica, anoxia, aumento da temperatura e acidez da água do mar. Um conjunto de efeitos de causalidade, interligados, e que têm no registo geológico a sua assinatura. Nesta atividade far-se-á uma abordagem sobre os principais eventos climáticos que assolaram a Terra, com suporte no vasto registo geológico existente em todo o planeta. Será dada ênfase especial ao singular registo existente na sucessão jurássica de Peniche."

Fonte: Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche