Portal do Associativismo do Concelho de Peniche

FB IMG 1576249499253

Todos os anos, umas semanas antes do natal, um menino ou uma menina de Áustria recebe a Luz da gruta onde nasceu Jesus e leva-a até Viena, onde numa cerimónia ecuménica a Luz é distribuída às várias delegações de escuteiros e guias de toda a Europa.

Estes levam-na em seguida para os seus países como Mensageiros da Paz.

A Luz da Paz de Belém representa uma forte Mensagem de Esperança e Paz, consiste na distribuição da Luz da gruta da Natividade por diversas casas, famílias e instituições.

O objetivo é espalhar uma mensagem de alento e paz, propícia à época natalícia, anunciando que a verdadeira Luz está a chegar.

Tudo começou com a televisão pública Austríaca, num programa intitulado "Luz na Obscuridade", dedicado a crianças com necessidades.
Em 1990 fez-se um acordo entre escuteiros de muitos países de modo a permitir que esta Luz viajasse para a Europa e Américas.

Tal como nos anos anteriores, no próximo dia 17 de dezembro o Agrupamento 512 de Peniche irá buscar a Luz à Sé de Lisboa que, posteriormente será distribuída no dia 20 de dezembro por várias instituições e na Eucaristia das 19h00 na Igreja de São Pedro.

Fonte: Agrupamento 512 dos Escuteiros de Peniche