A Câmara Municipal de Peniche participou no Congresso Nacional das Colectividades, que decorreu no passado dia 7 de Novembro, no Fórum Lisboa.

De acordo com a Confederação Portuguesa do Voluntariado: “Este congresso reuniu 607 delegados de colectividades, associações e clubes de todo o país e pretendeu dar visibilidade ao associativismo português e valorizar o papel dos dirigentes; demonstrar a vitalidade e potencialidade do associativismo, nos planos económico, cultural e social, e refletir sobre o modelo do associativismo e o seu papel na sociedade portuguesa. (…) O Congresso terminou com a apresentação do Manifesto Associativo 2015, o qual congrega várias recomendações estratégicas para o futuro do Movimento Associativo Português.” - FONTE

O Manifesto é um instrumento estratégico que sistematiza o conjunto de recomendações que resultam da reflexão de diversas Colectividades, Associações e Clubes e organiza-se nos seguintes pontos:

1. Recomendações ao poder associativo – Colectividades, Associações e Clube;
  2. Recomendações ao poder legislativo – Assembleia da República;
  3. Recomendações ao poder legislativo e executivo – Governo;
  4. Recomendações ao poder local – Autarquias;
  5. Recomendações ao poder económico – Empresas.

Fonte: Associativismo do Concelho de Peniche