Portal do Associativismo do Concelho de Peniche

Unidade Móvel em Peniche na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites

Pelo terceiro ano consecutivo a Acompanha, enquanto organização da sociedade civil portuguesa, participa na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais, que decorre entre os dias 20 e 27 de novembro.

Esta iniciativa do HIV in Europe, tem por objetivo sensibilizar sobre os benefícios do rastreio regular das infeções pelo VIH e Hepatites Virais, tendo por lema: Testar. Tratar. Prevenir.

Cerca de 30 a 50% das pessoas que vivem com VIH na região europeia da Organização Mundial de Saúde desconhece ser seropositiva para o VIH. Ao contrário do esperado, o número de infeções tem vindo a aumentar em alguns países e estima-se que pelo menos metade destas novas infeções tenham origem em pessoas seropositivas para o VIH que desconhecem o seu estatuto serológico. De igual modo, 50% das pessoas que vivem com VIH são diagnosticadas tardiamente, atrasando assim o acesso ao tratamento e, por consequência, um terço das mortes associadas ao VIH é atribuído ao atraso no diagnóstico.

No que diz respeito às hepatites virais, estima-se igualmente que cerca de 13,3 milhões de pessoas vivam com a infeção pelo vírus da hepatite B. Dos 15 milhões de pessoas a viver com a infeção pela hepatite C na Europa, apesar de existir uma cura, somente 3,5% estão sob tratamento.

Facilitar o acesso das pessoas aos testes do VIH, VHB e VHC traduz-se no aumento do número de pessoas que conhece o seu estatuto serológico, travando assim a cadeia de transmissão.  

Entre os dias 20 de novembro e 1 de dezembro, a ACOMPANHA irá desenvolver um trabalho de proximidade junto da comunidade, com a disponibilização de uma unidade móvel, facilitando assim o acesso à realização dos rastreios em diferentes locais do concelho de Peniche.

No dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Sida, será disponibilizado um espaço informativo e de realização de rastreios, no jardim da Praça Jacob Rodrigues Pereira, local de concentração da IX Caminhada de Luta Contra a Sida, pelas 15h, que contará com a participação do curso de animação turística da ESTM.

Contacte-nos através do telefone 936 027 603 ou consulte o horário da Unidade Móvel na página do facebook da ACOMPANHA e escolha o local que melhor se adequa a si!

Teste para tratar e prevenir!

Fonte: Acompanha