Dando continuidade à experiência dos anos anteriores, o Município de Peniche irá assinalar o encerramento do Natal Penicheiro 2015 com a realização do evento "Cantar as Janeiras", no dia 10 de janeiro de 2016, domingo, entre as 14h30 e as 17h30, do qual constará um desfile de grupos musicais locais, compostos por grupos de cantar e ranchos folclóricos, que irão cantar as Janeiras pelas ruas da cidade de Peniche.

As janeiras serão cantadas pelos grupos musicais Cantar d´Amigos, Pé d´Areia e Mar à Vista e também pelos ranchos folclóricos de Geraldes, D. Pedro I de Serra D´El Rei, “As Lavadeiras” de Bolhos e “Os Camponeses da Beira-Mar” de Ferrel. O desfile dos grupos de cantares terá início às 14h30, a partir de pontos de partida diferentes, nomeadamente o Hospital São Pedro Gonçalves Telmo de Peniche, a esquadra da Policia de Segurança Pública e o posto de Peniche da Guarda Nacional Republicana. Os grupos irão “levar” as janeiras percorrendo circuitos diferentes na cidade, que irão confluir para as instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, com a chegada prevista por volta das 15h30, onde irá ter lugar a festa de encerramento da edição deste ano do Natal Penicheiro. A animação da festa contará com mais cantigas de janeiras, com a chegada dos Reis Magos, com uma mostra de produtos tradicionais por parte de coletividades do concelho e com o tradicional Sorteio de Natal patrocinado pelo comércio local.

Fonte: Câmara Municipal de Peniche