Portal do Associativismo do Concelho de Peniche

Documentos: Portaria nº 205  ||  Formulário OTL CD Promotor 2016  ||  Formulário OTL LD Promotor 2016

Para efeitos de divulgação e apresentação de candidatura/s, encarrega-me o Senhor Diretor Regional do Centro, Dr. José Cardoso, de informar que, no âmbito da Portaria nº 205/2013 de 19 de Junho, se divulga o Programa OTL – Ocupação de Tempos Livres, nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração). Assim, e de acordo com o despacho do Senhor Vice-Presidente do IPDJ, I.P., a calendarização sofre alterações, a saber:

 

CURTA DURAÇÃO
Período de verão, para a realização dos projetos é de 13 de junho a 09 de setembro de 2016
Apresentação dos projetos: até 06 de maio de 2016;

Aprovação dos projetos: até 25 de maio;

Audiência Prévia: de 26 de maio a 8 de junho de 2016
Inscrição dos jovens participantes: a partir de 20 de junho, até 5 dias úteis antes do início de cada projeto.

 

LONGA DURAÇÃO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO PARA PROJETOS - De 01 de abril a 30 de setembro de 2016.

Apresentação dos projetos pelos jovens dinamizadores/entidades  promotoras: De 01 de abril a 30 de setembro de 2016devendo os projetos ser apresentados 30 dias úteis antes do respetivo início.

(Na alínea b), nº1, do Artº 12º da Portaria os projetos de longa duração decorrem de 1 de abril a 30 de novembro. Dado que os projetos têm um período mínimo de 264 horas e máximo de 396 horas, e uma vez que a realização dos projetos não deve transitar para o ano de 2017, por questões orçamentais, o período máximo vai até 30 de setembro.)

Aprovação dos projetos: até 15 dias úteis do início dos projetos.

 

Valor da bolsa horária :

  • Jovens monitores (curta duração) é de 0,20€ de acordo com a seguinte fórmula: valor/hora x número de horas x número de jovens;
  • Jovens dinamizadores (longa duração) é 2,00€, de acordo com a seguinte fórmula: valor/hora x número de horas.

Áreas de intervenção prioritárias: Saúde e estilos de vida saudáveis – Prevenção dos consumos nocivos, (exclusiva para o OTL CD), Combate à exclusão social; Associativismo; voluntariado e Desporto.

 

Mais se informa, que no âmbito do protocolo de suporte ao funcionamento do programa Cuida-te, celebrado no dia 9 de julho de 2013, foi, também, firmada a parceria para prossecução do projeto “Eu e os Outros”da responsabilidade do SICAD.

 

Assim e tento em conta o cariz dos projetos que são desenvolvidos no âmbito do Programa OTL-CD, o "Eu e os Outros" é um programa que tem como objetivo genérico promover a reflexão sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social. Constitui-se como um instrumento promotor de processos de tomada de decisão, confrontação no seio do grupo e exploração de informação dirigido a grupos de jovens entre os 10 e os 18 anos (apresentação mais detalhada em anexo).

 

Tem por base 9 histórias em suporte eletrónico, cada uma delas abordando temas ligados ao desenvolvimento pessoal e social. Os jogadores têm por objetivo de jogo conduzirem um grupo de personagens, mediante um conjunto de decisões partilhadas, na resolução de problemas do dia-a-dia.

 

Assim, propõe-se o desenvolvimento de projetos de promoção de estilos de vida saudáveis, em concreto na área da prevenção dos consumos nocivos, que incluam a aplicação da metodologia do “Eu e os Outros”, com um mínimo de 7 sessões com uma duração de 60 minutos cada e uma duração mínima de 10 dias (fator de exclusão).

 

Ao abrigo do n.º 3 do art.º 12.º da Portaria n.º 205/2013, de 19 de junho, os projetos de curta duração terão de incluir, obrigatoriamente, jovens monitores com certificação comprovada na área de atuação.

 

Os jovens monitores com projeto aprovado receberão uma formação, de caráter obrigatório, que os capacitará para a aplicação da metodologia “Eu e os Outros”. Na aplicação estes monitores serão supervisionados, presencialmente ou por via de plataforma de comunicação eletrónica.

 

Cada uma das formações terá uma duração de 3 dias/ 8 horas por dia.

Fonte: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. - Direção Regional do Centro - Leiria